Recuperação de máquinas e equipamentos – Como saber se o equipamento pode ser recuperado?

Equipamentos ou maquinários podem sofrer danificações desde a instalação, como quando se monta o quadro elétrico no local em que serão ligados e, devido, por exemplo, à alta frequência, qualquer falha pode danificar o aparelho, interferindo no desempenho adequado dele e de outros equipamentos interligados. As danificações que pedem o serviço de recuperação de máquinas e equipamentos em geral ocorrem por três motivos:

  • Obsolescência;
  • Desgaste ou degradação das superfícies dos componentes;
  • Acidentes.

Descrição das principais danificações ao longo do uso

Ao longo do tempo de uso, os equipamentos podem sofrer vibrações atípicas, causadas mais especificamente por problemas aerodinâmicos ou hidráulicos, folgas mecânicas, rolamentos e engrenagens defeituosos, falhas elétricas e mecânicas em motores, problemas causados por desalinhamentos, falhas em polias ou correias, eixos empenados ou deformados, desbalanceamentos ou, ainda, por bases instáveis.

Outros fatores que apontam falhas e são um alerta para se solicitar a recuperação de máquinas e equipamentos são sons e odores anormais, vazamentos de água, óleo, fluidos, tubulações corroídas.

As causas são costumeiramente a falta de lubrificação ou lubrificação imprópria e ainda o não cumprimento de quarentena, se recomendada.

Ainda, falhas posteriores e avaria de peças podem ocorrer devido ao incorreto manuseio e operação do maquinário, e a falta de manutenção ou manutenção inapropriada podem ocasionar acidentes ou até quebra das máquinas.

Para evitar essas danificações é necessário contar sempre com a manutenção preventiva, que, como o nome sugere, previne e reduz falhas.

Em quais casos a recuperação de máquinas e equipamentos pode ser feita?

A recuperação de máquinas e equipamentos é realizada pelo processo de manutenção corretiva, que repara defeitos quando o equipamento já apresenta uma falha ou quebra.

Esse tipo de manutenção pode ser realizado tanto para casos de pequenos danos quanto para falha total ou quebra, ou seja, na maioria dos casos é possível recuperar as máquinas. Por isso, existem estes dois tipos de manutenção:

  • Planejada: É realizada quando é encontrado algum sinal de falha para, assim, ser programada, isto é, não é realizada de imediato;
  • Não planejada: é feita justamente quando a máquina apresenta a falha total ou quebra, gerando normalmente maior despesa para a indústria, não somente em se tratando de custos, mas também pelo fato de elevar riscos de acidentes ou diminuir a qualidade dos produtos.

A MRO Service oferece o serviço de recuperação de máquinas e equipamentos e revestimento cerâmico em centrífugas, bombas de vácuo, bipartidas e rotores de caldeira. Todos esses serviços oferecem maior vida útil aos equipamentos tão essenciais em diversas indústrias.

Quer saber mais sobre a MRO Service? Entre em contato com a equipe pelos telefones (16) 3446-0844 ou envie um e-mail com as suas dúvidas contato@mroservicerp.com.br


Tags: , , , ,

Deixe uma resposta