A manutenção preventiva tem como objetivo reduzir a probabilidade de falhas e a diminuição da vida útil de equipamentos e máquinas. Por essa razão, é um processo fundamental para garantir a continuidade do trabalho que é desenvolvido em fábricas e indústrias.
Apesar disso, muitas delas, ainda hoje, deixam essa manutenção de lado e acabam buscando auxílio profissional apenas quando o problema já está instalado e provocando prejuízos materiais e financeiros.
Mas, você já parou para pensar nas consequências que a falta de manutenção pode ocasionar?
Quais as principais desvantagens que a falta de manutenção preventiva pode ocasionar?
1. Aumenta os riscos de acidentes
Sem uma boa manutenção preventiva, peças e acessórios desgastados não são identificados previamente, o que pode provocar danos às máquinas e equipamentos e ocasionar acidentes envolvendo os operários.
2. Aumenta os riscos de prejuízos financeiros
Sem a identificação precoce de problemas relacionados ao funcionamento de uma peça ou acessório as fábricas são forçadas, com mais frequência, a pausar seus processos produtivos por causa de máquinas e equipamentos quebrados.
Ao evitar que a produção seja prejudicada, a manutenção preventiva acaba reduzindo prejuízos financeiros que podem resultar no fechamento de empresas e, consequentemente, em demissões em massa.
3. Diminui a vida útil dos maquinários e equipamentos
A falta de manutenção preventiva,que identifique peças e acessórios irregulares, faz com que os maquinários e equipamentos tenham mais chances de funcionar de maneira irregular.
Além disso, a irregularidade dessas peças e acessórios, por sua vez, pode diminuir a vida útil das máquinas e equipamentos utilizados nas fábricas e fazer com que haja necessidade de troca muito antes do necessário.
4. Prejudica o desempenho de maquinários e equipamentos
O bom desempenho de uma máquina ou equipamento está diretamente ligado à qualidade das peças e acessórios dos quais são compostos. No entanto, a qualidade desses itens acaba se desgastando conforme o uso.
Sem uma intervenção feita na hora certa, o que é possível com uma boa manutenção preventiva, o desempenho dessas máquinas e equipamentos fica prejudicado e acaba refletindo no processo de produção de grandes empresas e indústrias.
Agora que você já conheceu algumas das desvantagens ocasionadas pela falta de manutenção preventiva, certamente deve estar se perguntando: afinal, onde encontrar uma empresa especializada nesse tipo de serviço?
MRO: soluções em manutenção
A MRO possui ampla experiência em serviços que visam aperfeiçoar as rotinas laborais, aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, reduzir custos e gastos relativos à produção e impulsionar a indústria nacional e a fabricação de produtos e insumos.
O serviço executado pela MRO SERVICE engloba a realização de testes em máquinas e equipamentos, a troca de peças e acessórios com defeito, a aplicação de revestimentos e reparos mecânicos que aumentem o desempenho produtivo.
A manutenção preventiva se destaca como uma das principais ferramentas para evitar problemas técnicos que possam ocasionar paradas nas máquinas e equipamentos e prejuízos à produção fabril. Fale com um especialista e cuide do seu maquinário! (16)3446-0844 / (16)3626-0336 / (16)98832-2810 ou envie um e-mail com as suas dúvidas contato@mroservicerp.com.br