A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE ACORDO COM A NR12

Ao se referir às medidas de segurança e proteção no ambiente de trabalho do segmento industrial, a NR12 é um regulamento essencial que estabelece os requisitos mínimos para um trabalho seguro, abrangendo desde a fase do projeto e interações, até o descarte das máquinas.

Se a proteção é requisito básico para que qualquer indústria opere de forma satisfatória, serviços como a manutenção preventiva e corretiva são aliados indispensáveis na hora de pensar sobre os principais tópicos da NR12: as medidas de proteção coletivas e individuais e os dispositivos de segurança.

Manutenção preventiva e corretiva: meios de prevenção

Segundo a NR12, todos os equipamentos e máquinas devem ser submetidos às manutenções na forma e periodicidade que é determinada pelo fabricante.

Outro tópico importante é que, a manutenção preventiva e corretiva deve ser executada por profissionais legalmente habilitados ou qualificados conforme as regras oficiais, lembrando que:

> a manutenção preventiva prevê o controle e monitoramento de forma
sistemática e com o intuito de reduzir ou impedir falhas,
> já a manutenção corretiva é realizada para recuperar as características originais dos equipamentos.

Nesse sentido, é fundamental se assegurar de que a equipe de manutenção esteja preparada para oferecer serviços de assistência técnica para a recuperação de máquinas, além da prevenção de desgastes: e é nesse momento que a MRO Service entra em ação.

Mas, tecnicamente, qual a importância da manutenção no aspecto de segurança das máquinas e do trabalhador?

A NR12 estabelece todos os aspectos referentes à manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos, tornando a manutenção preventiva e corretiva objeto de planejamento e gerenciamento executado por profissionais habilitados.

Outro tópico importante é, justamente, o registro dessas ações de forma sistematizada e que devem ficar disponíveis a todos os trabalhadores envolvidos, assim como à CIPA, ao SESMT e ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Ambas as manutenções devem adotar procedimentos de:

> isolamento,

> bloqueio mecânico,

> sinalização adequada,

> prevenção de acidentes,

> sistemas de retenção,

> além de medidas adicionais.

Por fim, a manutenção preventiva e corretiva contemplará a realização de Ensaios Não Destrutivos de acordo com as estruturas e componentes solicitados, nos quais rupturas e desgastes possam ocasionar acidentes.

Assim, ao tomar conhecimento desses procedimentos, a MRO Service disponibiliza soluções completas para as indústrias dos mais variados segmentos, enfatizando o seu compromisso com uma indústria mais otimizada e que impulsione a produção nacional.


Deixe uma resposta