As bombas a vácuo são equipamentos robustos que integram máquinas aplicadas em diversos segmentos da indústria, tais como fábricas de medicamentos (farmacêuticas), de papel e celulose, usinas para produção de açúcar e álcool e fábricas de fertilizantes, entre outras.
A função das bombas a vácuo é, por meio da queda dos níveis de pressão de uma câmera, transferir ou bombear gases de um local a outro. Sua aplicação é feita não apenas em processos produtivos industriais, mas também, na execução de testes e no controle de qualidade.
Por que fazer a manutenção das bombas a vácuo
Com o tempo e a constante utilização, as bombas podem sofrer desgastes em suas peças, pois estão em contato constante com agentes químicos, vapor e materiais abrasivos que resultam em avarias. Essas substâncias interferem em seu funcionamento e reduzem sua eficácia.
Daí a importância em realizar manutenções periódicas a fim de minimizar danos e recuperar o desempenho dos equipamentos, que são indispensáveis para a movimentação de gases.
Dessa forma, por meio da manutenção, é possível evitar gastos relativos à aquisição de novos equipamentos, além de aumentar a durabilidade das bombas. Afinal trata-se de dispositivos com alto custo de compra e, por isso, devem ser mantidos em bom estado de conservação.
Revestimentos e reparos
Revestir as bombas a vácuo é um dos caminhos mais eficientes para mantê-las sempre novas, já que o contato com agentes químicos e corrosivos não ocorre diretamente com a superfície dos dispositivos. Assim, não são danificados.
- O revestimento cerâmico é o mais indicado, pois possui excelentes resistências química, térmica e mecânica, ótimo acabamento e pode ser aplicado em todo corpo da bomba, e em seus componentes internos e externos.
Já para evitar paradas e corrigir falhas ou desgastes previamente detectados, é preciso realizar a manutenção das bombas a vácuo, nas formas corretiva ou preventiva:
- A manutenção preventiva, como indicado pelo próprio nome, objetiva prevenir e diagnosticar problemas ainda em estágio inicial. É como um check-up dos equipamentos, que são avaliados, inspecionados e tem seus componentes testados;
- Já a manutenção corretiva deve ser efetivada quando há constatação de danos e avarias. Tem o objetivo de recuperar o funcionamento das bombas, regular válvulas, displays (se houver), cabos de alimentação e demais peças que as integram.
Sob os cuidados de profissionais
Reconhecida pela excelência de seus profissionais, materiais empregados e por ser credenciada para aplicação do revestimento cerâmico Loctite, a MRO é a melhor opção para a efetivação de reparos e revestimentos em bombas e máquinas industriais.