O alto custo de máquinas e equipamentos sempre foi um problema para as indústrias, especialmente as que estão iniciando e têm certa desconfiança do mercado.
O principal receio é se vale a pena correr o risco de um grande investimento que pode não dar resultados positivos posteriormente.
Três revoluções transformaram a indústria, anteriores à 4.0; elas exigiram das empresas investimentos mais altos em novas máquinas e equipamentos que iam surgindo, o que não contribuía muito para a redução de custos na indústria.
Na primeira, no século XVIII, as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas. Na segunda, no século XIX, foram desenvolvidos novos equipamentos, que já funcionavam através de energia elétrica. Por último, na terceira, já no fim do século XX, foram implementados os sistemas robóticos para manufatura.
Atualmente, com a indústria 4.0, os custos diminuíram e mais investidores surgiram, mas o valor ainda é alto, levando-se em consideração que montar uma indústria que gere bons resultados requer, em qualquer época, muito investimento em máquinas de qualidade.
Equipamentos parados impedem a redução de custos na indústria
Quando se fala em equipamentos parados, trata-se de aparelhos fora de funcionamento com falhas graves que não permitem o prosseguimento do processo produtivo; ou seja, máquinas estagnadas bloqueiam a produção.
O resultado é a perda de capital e mais gastos com manutenção e recuperação de equipamentos.
As três dicas principais
Para que todos esses problemas sejam evitados, é necessário seguir 3 dicas para manter as máquinas sempre em pleno funcionamento e proporcionar a redução de custos na indústria. São elas:
1. Mantenha em dia a Manutenção Preventiva: é fundamental que sua empresa siga corretamente todos os parâmetros e cronogramas da manutenção preventiva, que evita todo tipo de danos às máquinas, dos mais insignificantes aos mais graves.
Fazendo a manutenção frequentemente e de forma correta, os aparelhos aumentam muito em vida útil e, no fim, acabam ajudando na redução de custos na indústria, rendendo bem mais do que o valor que você teve que investir neles; isto é, o lucro é garantido;
2. Utilize revestimentos de proteção: revestimentos têm como principal função proporcionar maior durabilidade e eficiência às máquinas, reduzindo a necessidade de manutenção.
Todo equipamento que necessite de proteção e resistência maior contra degradações pode e deve ser revestido.
A MRO Service oferece revestimento em rotor e exaustor de caldeira e revestimento cerâmico em bombas de vácuo, centrífugas, bipartidas e rotores de caldeira;
3. Cuidados ao contratar serviço de recuperação: serviços de recuperação mal feitos podem aumentar as falhas ao invés de realizar a restauração do equipamento e gerar custos mais altos. Como o propósito é a redução de custos na indústria, é essencial procurar por uma empresa conceituada, experiente no ramo e que ofereça serviços que se adéquem às máquinas da sua empresa, como a MRO Service.
Assim, tomando-se essas providências, fica bem mais fácil manter sua indústria funcionando a qualquer momento, com máquinas sempre eficientes e potentes. Entre em contato conosco pelos telefones (16)3446-0844 / (16)3626-0336 / (16)98832-2810 ou envie um e-mail com as suas dúvidas contato@mroservicerp.com.br